Faça isto ou ninguém vai confiar em você como líder.

Estudo revela os três fatores que são essenciais para os líderes obterem a confiança dos seus colaboradores.
Conquistar confiança é uma necessidade em qualquer trabalho, nível, setor. Principalmente, quando se fala em liderar. “Em nosso treinamento com líderes, frequentemente constatamos que a confiança é o principal indicador relacionado aos outros os avaliarem positivamente ou negativamente”, escrevem em artigo na Harvard Business Review Jack Zenger e Joseph Folkman, CEO e presidente, respectivamente, da consultoria de desenvolvimento de liderança Zenger/Folkman. “Mas criar essa confiança, talvez mais importante, restabelecê-la quando foi perdida, não é sempre tão simples assim”, completam.
Analisando dados de 87 mil líderes, os especialistas conseguiram agrupar os três principais itens que fundamentam a confiança – e que explicam a variabilidade do quanto se confia em cada um dos líderes. Para a dupla, entender esses aspectos ajuda a se desenvolver nesse ponto.
Os 3 principais elementos na hora de conquistar confiança
1 Relacionamentos positivos
A confiança é, em grande parte, baseada no quanto um líder é capaz de criar relacionamentos positivos com outras pessoas e grupos. Para incuti-la, é preciso:
• Estar em contato com os problemas e preocupações dos outros
• Equilibrar resultados e preocupação pelos outros
• Gerar cooperação entre os outros
• Resolva conflitos com os outros
• Dar feedbacks honestos de uma maneira útil
2 Bom julgamento/expertise
O segundo fator essencial para conquistar a confiança é ser bem informado. “É preciso entender os aspectos técnicos do trabalho, bem como ter uma profundidade [vinda] da experiência”, destacam Zenger e Folkman. Isso significa:
• Usar bom senso ao tomar decisões
• Ter ideias e opiniões que fomentam confiança
• Ser um consultor dos outros quanto à sua opinião
• Ter conhecimento e expertise relevantes para alcançar resultados
• Saber antecipar e responder rapidamente aos problemas
3 Consistência
O elemento final para conquistar confiança está ligado ao quanto os líderes fazem o que falam e o que dizem que farão. Conquistar confiança requer:
• Ser um bom exemplo
• Falar e fazer
• Honrar compromissos e cumprir promessas
• Estar disposto a ir além do que precisa ser feito

Relações e resultados
No estudo, os especialistas descobriram que ter nível igual ou maior do que 60% nos três fatores faz com que o nível de confiança dos outros seja perto de 80%.

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